23/11/2016

Tudo o que precisa saber sobre o novo lançamento da Toyota, o CHR




O CHR que significa ( coupe High Ride) é um crossover compacto com estilo coupe, com que a Toyota pretende conquistar novos clientes (sobretudo os mais jovens). Apesar de seu look de mini crossover, este CHR é na realidade um modelo de segmento acima, concorrendo directamente com o Honda HRV.  Com 4,36 metros de comprimento, 1.795 metros de altura e uma distancia entre eixos de 2.460 metros.
Tem com base a nova plataforma global que a marca baptizou como TNGA ( Toyota New Global Architeture), já utilizada na nova geração de Prius, com uma maior rigidez, menor peso, custos de desenvolvimento mais baixos e maior foco na eficiência.

O CHR foi desenhado a partir de sede europeia da Toyota Motor Europe, em Bruxelas, tendo como modelo inspirador o concept apresentado pela marca no salão Automóvel de Paris em 2014, num estilo que rompe com o design tradicionalmente mais conservador da casa mãe-japonesa.

O design inovador é sem duvida um dos trunfos deste novo CHR, com as linhas expressivas, a cintura lateral elevada, as cavas de rodas bem pronunciadas, os ângulos de carroçaria bem vincadas e o desenho das portas traseiras com as pegas integradas junto ao tejadilho a prolongar-se para o terceiro pilar, reforçando o ar coupé compacto montado numa base de um crossover.





Na frente, a grelha superior muito fina prolonga-se nos grupos ópticos, que envolvem completamente os cantos dianteiros do veiculo. Na traseira, registam-se os dois reflectores de ar: um dos maiores proporções no prolongamento do tejadilho, e o outro integrado logo abaixo do vidro do portão  da bagageira. Os proeminentes grupos ópticos podem ser equipados com tecnologia LED, conferindo ao CHR uma assinatura visual própria.

O CHR tem um interior com espaço para cinco ocupantes, Destaca-se o painel de instrumentos e o ecrã táctil de oito polegadas do sistema multimédia, com navegação e integração de smartfones destacado no topo da consola central. Todos estes elementos, incluindo comandos e botões, estão orientados e ao fácil alcance para o condutor, de forma a facilitar a sua utilização e a minimizar eventuais distracções.  




Reforçando a ligação entre o design interior e exterior, muitos comandos e botões tem formato que procura reflectir a forma de diamante do exterior da carroçaria, também visível ao painel de revestimento interior das portas e do tejadilho e nas grelhas dos altifalantes.

Existem três acabamentos principais da superfície, com detalhes a cinza escuro ou castanho, com aspecto de pele para todas as superfícies de fundo, um suave granulado de todas as superfícies de toque e um granulado técnico para todos os elementos funcionais, como os comandos.





Bem equipado

A gama CHR desdobra-se por três níveis de equipamentos: Active, Confort e Exclusive. Existem ainda dois Packs de equipamento: Style adicionado ao nível Confort e Luxury que enriquece o nível Exclusive.

Quem procura um modelo mais equipado, pode optar pelos bancos aquecidos, acesso e arranque sem chave ( smart entry and start), vidros escurecidos, estofos em pele, sistema de estacionamento melhorado S-IPA (Simple inteligent parque assist) ou jantes de liga leve de 18 polegadas com design exclusivo.


Segurança total

Dando continuidade ao compromisso com a segurança a Toyota tem vindo a democratizar vários equipamentos de segurança avançada. No CHR o conjunto de funcionalidades do toyota Safety Sense, que integra tecnologias de pré-colisão (PCS), cruise control adaptativo (ACC), aviso da sida da faixa de rodagem (LDA) e luzes dos máximos automáticos (AHB), esta disponível a partir da versão base. A partir do nível seguinte Confort, o Toyota Safety Sense adiciona o sistema de reconhecimento de sinais de Transito (RSA).


Sistema de Pré-Colisão (PCS), utiliza um sensor e um radar dianteiros para detectar veículos e peões à sua frente. Se for detectado o risco de colisão ou atropelamento, o sistema avisa o condutor com um sinal sonoro e um alerta visual no monitor multi informações. Ao mesmo tempo, a assistência de travagem de pré-colisão entra em acção para proporcionar uma forca de travagem adicional no momento em que o pedal de travão é pressionado. Se o sistema determinar que a probabilidade de colisão frontal é elevada, os travões são activados automaticamente para evitar ou reduzir a gravidade do impacto.

Cruise Control Adaptativo (ACC), com função de seguimento até a velocidade máxima usa o mesmo radar para manter uma distancia segura para o veiculo da frente, chegando mesmo a imobilizar o CHR, se necessário, e acelerando suavemente de novo até atingir a velocidade do cruzeiro pré-seleccionada. 

Alerta de Mudança de Faixa de Rodagem (LDA), usa a câmara no para-brisas para monitorizar a posição do veiculo entre marcações na faixa de rodagem. Se detectar a saída na faixa de rodagem com indicador de mudança de direcção desligado, o sistema emite um sinal sonoro e acende um aviso ao condutor. Se o veiculo continuar a sair da faixa será aplicada uma ligeira forca na direcção para ajudar o condutor a devolver o veiculo na sua trajectória.

Luz de Máximos com Controlo Automático (AHB), utiliza a mesma câmara para reconhecer as luzes do veiculo que se aproximam ou do transito a frente, mudando automaticamente as luzes do máximo para médio para evitar encandear os outros utentes da estrada fazendo o contrario assim que que deixe de haver outros veículos em sentido contrario pela frente.

Os radares são também utilizados pelo sistema de alerta de tráfego transversal  na traseira, monitorando os veículos que se aproximam de ambos lados quando o Toyota CHR faz marcha-atrás para sair de um espaço de estacionamento, alertando o condutor.

Um sensor de estacionamento ajuda a evitar o tipo de toques a baixa velocidade que podem acontecer durante manobras de estacionamento, independentemente das acções do acelerador e do travão. É igualmente capaz de mitigar os danos  caso o contacto ocorra.


Sistema Simples de Assistência Inteligente ao Estacionamento (S-IPA) que usa a matriz de sensores para identificar lugares livres, comando a manobra de estacionamento sem necessidade de intervenção do condutor.


Impressões de condução 

Em estrada o CHR tira partido da sua excelente plataforma para garantir um bom desempenho dinâmico. Graças a uma suspensão redesenhada conduz-se como se fosse um verdadeiro coupé, apesar de na realidade se tratar de SUV.

O motor 1.2 Turbo cumpre para uma utilização mais urbana e é por isso recomendado para quem não faca grandes percursos. Ponto fraco é a falta de visibilidade no ângulo de terceiro pilar, em manobras de marcha-atrás, que acaba também por dar uma ligeira sensação de claustrofobia a quem viaja nos bancos traseiros. Concessões ao design  que o sistema de ajuda ao estacionamento acaba por compensar em parte.  

Pontos Fortes


Acabamento e qualidade dos materiais

Suavidade em utilização urbana

Níveis de equipamento

Consumo

Pontos fracos

Habilidade traseira

Visibilidade em marcha-atrás

Insonorização

Travagem brusca

Níveis de equipamento

Confort: jantes em liga leve 17 polegadas, sensor chuva, faróis de nevoeiro, Toyota touch 2 com câmara traseira, volante em pele, ar condicionado automático dual zone, espelho electrocromático, botão Push Start. 

Confort + Pack Style: acrescenta jantes em liga leve de 18 polegadas, tejadilho Nigth Sky, videos escurecidos, interior em tons azul, bancos aquecidos. banco do condutor com apoio lombar eléctrico. 
Exclusive: acrescenta jantes em liga leve de 18 polegadas, vídeos escurecidos, retrovisores exteriores retrateis, sensores de estacionamento, interiores em tom de castanho, bancos em pele parcial,  banco do condutor com apoio lombar e regulação eléctrica, bancos aquecidos, smart Entry & Start (acesso e ignição sem chave).

Exclusive + Pack Luxury: acrescenta forais LED, detecção traseira de veículos, alerta do ângulo morto, bancos em pele e sistema de navegação. 


Fonte: http://automonitor.pt/2016/11/19/uncategorised/58855/

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