22/01/2017

A marca que nasceu em Moçambique: Matchedje Motor


A Matchedje Motor é a primeira marca nacional de carros sediada na cidade da Matola e foi fundada em 2011. A primeira produção começou a 25 de Setembro de 2014, apresentando o primeiro modelo completo de pickups. A ideia da criação da empresa vem do governo moçambicano em parceria com investidor chinês China Tong Jian investiment, com objectivo de facilitar a população moçambicana no acesso a automóveis novos.

Matchedje V3
O nome Matchedje é alusivo ao local onde se realizou o segundo congresso da Frelimo em 1968, na aldeia do mesmo nome, no distrito de Sanga, província de Niassa.

Matchedje X3
 A empresa construiu um parque industrial de 590 hectares com capacidade para todos os tipos de veículos e pretende atingir uma produção de cerca de 1 milhão em 5-10 anos. O parque industrial irá produzir uma variedade de auto-peças, e formar uma cadeia industrial de máquinas, produtos químicos, indústria leve e electrónica Automóvel, promovendo assim plenamente a indústria automóvel e o desenvolvimento económico da República de Moçambique. A empresa também estabeleceu uma rede de distribuição em cidades capitais em Moçambique.


Modelos


 Matchedje F16


O primeiro modelo lançado foi o F16, uma pickup equipada com um motor 2.8 diesel. O modelo é uma réplica de Lion F16 Foday, uma pickup da empresa automobilística chinesa Guangdong Foday automobile, mais conhecida por Foday e inspira-se fortemente no Toyota Hilux. O preço do F16 é de 750 mil meticais (metade do preço duma Hilux), mas as primeiras cópias foram vendidas no preço de 595 mil meticais. Atendendo as condições industriais e a demanda do mercado em Moçambique, outros produtos lançados são ônibus, microônibus, sedans, SUVs, camiões e motocicletas.

0 comentários: